Informações e Novidades
.....

07.JUN

Bolsonaro fala em criação do "peso real", moeda comum entre Brasil e Argentina; Guedes e BC esclarecem

Bolsonaro fala em criação do

Em visita à Argentina, o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia Paulo Guedes afirmaram na última quinta-feira (6) que o Brasil e o país vizinho pretendem avançar com a proposta de criação de uma moeda comum, que se chamaria “peso real”.

A moeda seria resultado da intensificação do processo de integração de dois países que adotam políticas econômicas semelhantes.

Desde o início do Mercosul, no início dos anos 90, existe a intenção de se criar uma moeda única. No entanto, choques econômicos, como a desvalorização do real, em 1999, impediram a concretização do plano. A discrepância entre as inflações de Brasil e Argentina, porém, seria um grande desafio.

“Paulo Guedes nada mais fez do que dar um primeiro passo no sonho de ter uma moeda única na região do Mercosul, o peso real. Como aconteceu com o euro lá trás pode acontecer com o peso real aqui, pode... meu forte não é economia” disse Bolsonaro após o encontro com empresários: “Nós acreditamos no feeling, na bagagem e conhecimento e no patriotismo de Paulo Guedes nessa questão também. Em todo casamento todo mundo perde alguma coisa e ganha outras, eu sou pelo casamento”, afirmou o presidente.

A questão da moeda comum também foi apresentada por Guedes aos argentinos e foi bem recebida. Sobre a iniciativa de moeda única, o Banco Central (BC) afirmou que não tem projetos ou estudos sobre o assunto.
 “O Banco Central do Brasil não tem projetos ou estudos em andamento para uma união monetária com a Argentina. Há tão somente, como é natural na relação entre parceiros, diálogos sobre estabilidade macroeconômica, bem como debates acerca de redução de riscos e vulnerabilidades e fortalecimento institucional”, destaca a nota.

 

Fonte: Infomoney

Compartilhe nas redes sociais: