Informações e Novidades
.....

30.NOV

O que é IPCA?

O que é IPCA?

O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), medido mensalmente pelo IBGE, determina as taxas de inflação na economia brasileira. Basicamente, o Banco Central e o Conselho Monetário Nacional utilizam os dados do IPCA para verificar se o governo vem atingindo suas metas de inflação e se o custo de vida das famílias aumentou muito em determinado período, tudo com o propósito de formular políticas monetárias e implementar outras medidas econômicas. O IPCA é o que mede a rentabilidade de alguns investimentos.

O objetivo principal do IPCA é mostrar o custo de vida médio de famílias que vivem nas regiões metropolitanas das principais cidades do país, e que possuem uma renda mensal entre 1 e 40 salários mínimos, não importando qual seja a origem dessa renda.O IPCA é calculado por meio de pesquisas sobre os níveis de preço nas 9 principais regiões metropolitanas brasileiras.

A partir dele o COPOM verifica se o Governo Federal atingiu ou não as metas de inflação estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional. De acordo com o resultado do IPCA o COPOM pode abaixar, manter ou elevar a taxa de juros do Brasil – a taxa SELIC.

Quer mais informações? Fale conosco através do número: (24) 98816-3371

Compartilhe nas redes sociais: